É fácil candidatar-se a uma oferta que veja, mas já pensou que no seu currículo ou carta de apresentação poder ter informações que prejudicam a sua candidatura?

Um pequeno erro pode prejudicar a sua candidatura, então fazer este processo em piloto automático pode não lhe compensar em nada.

Veja 5 informações que prejudicam a sua candidatura que a Forbes identificou e nós lhe mostramos:

1. Experiência de trabalho irrelevante

O campo da experiência é por norma o que os recrutadores usam para ver se você é ou não indicado para a oferta. Então, qualquer experiência anterior irrelevante será só um motivo de distração para o recrutador.

Assim, se a sua experiência anterior não é relevante para a posição atual, talvez não a deva incluir.

2. Informações pessoais potencialmente controversas

Há informações pessoais que não necessitará de colocar no seu currículo, pense que o que para  si pode parecer importante, o recrutador pode não achar.

Então, ao criar o seu CV deixe de parte informação acerca de: crença religiosa, afiliações políticas e qualquer outra coisa que possa parecer controversa na candidatura.

3. A sua morada

Muitas vezes optamos por colocar no currículo a nossa morada, achando que é uma informação necessária e que é para si indiferente se a coloca. Mas aqui estão dois erros.

Primeiro não é necessária, se a empresa quiser comunicar consigo será por telefone ou email. Segundo, não é indiferente e pode até prejudicá-lo.

Ao ver a sua morada o recrutador pode ponderar a distância e que isso pode implicar despesas de deslocação. Pode ser um candidato não escolhido só por essa informação presente no seu CV.

4. Prémios muito antigos

Pode gostar de mostrar e que os recrutadores saibam prémios que ganhou, mas se isso já foi no ensino secundário ou até no superior, mas já passou muito tempo, talvez não seja boa ideia.

Se terminou a sua formação há 10 anos, o recrutador não vai querer saber o que ganhou há tanto tempo, até irá passar a ideia de que desde aí não teve mais conquistas.

5. Linhas de enchimento

Cada linha conta no seu currículo ou carta de apresentação, então evite desperdiçar espaço com informação irrelevante como: “Referências disponíveis mediante solicitação.”, “Por favor, veja o meu currículo anexo.” ou  “Sinta-se à vontade para entrar em contato se tiver alguma dúvida.”.

 

Muito provavelmente o seu currículo terá alguns destes erros, então aconselhamos a que o reveja e pense se toda a informação que tem é mesmo relevante de lá estar.

Além disso, relembramos que deve adaptar o seu currículo e carta de apresentação a cada oferta de emprego a que se candidata.