Currículo: cinco erros que pode resolver facilmente

Os erros de currículo que pode resolver facilmente

Não deixe de rever a sua candidatura antes de a enviar. Saiba neste artigo os cinco erros de currículo que pode resolver facilmente.

É do conhecimento geral que os recrutadores colocam de parte currículos pelas mais simples razões, como um erro ortográfico ou gramatical. Por isso, é sempre boa ideia rever o seu currículo e pedir a alguém que o faça também antes de enviar a sua candidatura.

Durante a revisão do seu currículo, deve estar com a atenção no máximo. A fim de o ajudar, apresentamos os cinco erros comuns num currículo que pode resolver.

1. Erros ortográficos

Qualquer recrutador é capaz de afirmar que muitas vezes, talvez até mais do que se pensa, os candidatos enviam currículos com erros ortográficos.

Em certas circunstâncias é compreensível, ainda que seja sempre evitável se fizer a sua parte do trabalho. A verificação automática da ortografia é uma excelente ferramenta, mas jamais deve depender dela para enviar um currículo sem erros ortográficos ou gramaticais.

Dica: reveja sempre o seu currículo manualmente e peça ajuda a um amigo ou familiar, que pode detetar algo que lhe tenha passado.

2. Pequenas inconsistências

Se pretende destacar-se (no bom sentido), vai ter de prestar atenção a todos os detalhes a fim de enviar um documento consistente. Ou seja, deve rever todos os pequenos detalhes e decidir de vai listar funções ou descrevê-las brevemente. A forma como apresenta as datas da sua experiência profissional.

A forma como dispõe um critério deve ser utilizado para todos. Um documento consistente ajuda na leitura e facilita a compreensão do currículo.

Dica: imponha regras no seu currículo e siga-as à risca. A consistência vai ajudá-lo a criar um documento de fácil leitura.

3. Informações de contacto erradas

Quando os candidatos revêm o seu currículo, a maioria ignora o seu nome e informações de contacto e vão diretos ao conteúdo do documento.

Pode parecer que é algo sem importância, mas a verdade é que nada no seu currículo está à prova de erros. Por isso, não deixe nada de lado. Reveja o seu nome, contactos e outras informações do género que colocou no documento.

Todo o cuidado é pouco quando se tratar de currículos, cartas de apresentação e candidaturas.

Dica: mentalmente, tome nota de voltar a ler o seu currículo de uma ponta à outra. Nunca tome nada como garantido.

4. O tempo verbal errado

É mais fácil utilizar o tempo verbal errado no seus bullets quando está a tentar atualizar uma versão desatualizada do seu currículo.

Além disso, é comum esquecer-se de alterar as experiências mais antigas para o tempo passado ou alternar entre o tempo presente simples e o presente contínuo. É provável não se aperceber deste detalhe, mas acredito que não vai passar despercebido ao recrutador.

Dica: reveja no seu currículo se está a utilizar o tempo verbal correto em cada bullet. Uma vez que não é um erro ortográfico ou gramatical, não pode depender da verificação automática do Word.

5. Falta de contexto

Provavelmente a parte mais difícil na revisão do seu currículo é o facto de compreender o que escreveu – mesmo que escreva frases de forma vaga e incoerente.

No entanto, o seu objetivo é certificar-se que os recrutadores que nunca o conheceram ou ouviram falar de si compreendem o que está no seu currículo.

Dica: tente olhar para cada bullet como uma peça de informação individual e veja se fazem sentido sem qualquer tipo de informação adicional. Não é a solução perfeita, mas é melhor do que não tentar.

 

Fonte: The Muse

 

Saiba Mais:

Não deixe de rever a sua candidatura antes de a enviar. Saiba neste artigo os cinco erros de currículo que pode resolver facilmente.

A fim de complementar este artigo, fique também a par das situações em que deve ter especial atenção quando estiver a escrever o seu currículo.

Uma boa forma de impressionar os recrutadores é construir/adaptar o seu currículo à vaga a que se está a candidatar. Siga estas dicas e certifique-se que o seu currículo se destaca da restante competição.

Está atualmente à procura de emprego? Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Então conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Estenda a sua pesquisa de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.

10 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana

Crie um CV profissional online

Siga-nos

Artigo anterior 7 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal
Próximo artigo Como terminar as suas tarefas de forma organizada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar