5 erros cv

Escrever um bom CV implica procurar o melhor modelo, adaptar as suas competências ao perfil procurado pela empresa e dar exemplos de sucesso para mostrar que é o candidato ideal.

Se já fez tudo isto, está no bom caminho. Mas será que está a cometer algum dos erros mais comuns?

Erro no CV nº1: Utilizar um Objectivo

A sua candidatura deve focar-se em colmatar uma necessidade da empresa e não nos seus interesses pessoais.  Ao escrever um objectivo, não demonstra como vai ajudar a empresa a ser bem sucedida.

Como resolver?

Em vez de um Objectivo, opte por um Resumo. Indique as principais competências e experiência que fazem de si o candidato ideal.

Um exemplo de um bom resumo é: “No ramo imobiliário há mais de 12 anos, já vendi mais de 300 imóveis e geri uma equipa de 8 pessoas. A capacidade de persuasão e de avaliação emocional fazem de mim um excelente comercial.”

 

Erro no CV nº2: Não persuadir desde o início

Os recrutadores gastam, em média, 6 segundos a analisar cada CV. Por isso, deve  utilizar a metade superior da primeira página para impressionar.

Como resolver?

Para o seu CV brilhar, em vez de descrever as funções que executou (por exemplo “Organização de  Eventos”), dê exemplos relevantes (“Organizei eventos que contaram com mais de 1000 participantes para as empresas A, B e C.”).

 

Erro no CV nº3: Escrever na terceira pessoa

Exemplo: “Teresa Silva tem uma experiência extensiva em gestão de projectos”.

Como resolver?

Utilize a primeira pessoa de forma implícita – não precisa de escrever Eu ou Meu.

Exemplo: “Experiência de mais de 8 anos em gestão de projectos e análise orçamental”.

 

Erro no CV nº4: Incluir uma fotografia sem ser pedido

A menos que seja pedido no anúncio de emprego, não precisa de incluir uma fotografia no CV. Se o fizer, corre o risco de ser avaliado pelo seu aspecto e não pelas suas competências.

A excepção a esta regra são as funções que implicam atendimento presencial.

Como resolver?

Basta ter atenção ao que o recrutador pede num anúncio. Se não fizer menção a fotografia, deixe-a de fora do currículo.  O recrutador já terá a oportunidade de a ver no seu LinkedIn.

 

Erro no CV nº5: Utilizar lugares-comuns

Dizer que é dinâmico ou criativo é uma perda de espaço útil no CV.

Como resolver?

Não diga, demonstre. Por exemplo, em vez de dizer que é trabalha bem em equipa diga “Ajudei, frequentemente, colegas que estavam com dificuldades a terminar os seus projectos e liderei uma iniciativa  entre os vários departamentos”.

 

Fonte: Glassdoor