Erros a evitar em videoconferências a partir de casaAs videoconferências tornaram-se num meio de comunicação a partir de casa, portanto é essencial dominar esta ferramenta para evitar determinados erros.

Esta nova realidade veio mudar a forma de trabalho de muitas pessoas. O tele-trabalho tornou-se a resposta à pandemia da Covid-19 para muitas empresas.

No entanto, esta forma de trabalho não vem sem desafios a superar. Um deles é a comunicação entre os colaboradores e os seus superiores, e entre os  próprios colaboradores.

Uma das ferramentas para manter uma comunicação eficiente são as plataformas que permitem videoconferências.

Ainda que as reuniões a partir destas plataformas possam ser eficazes, ou seja, formas eficientes de unir todos os envolvidos – existem certos aspetos a ter em conta. Conheça neste artigo cinco erros a evitar em videoconferências a partir de casa.

1. Gaffes durante a reunião

Pode estar a pensar que nem é preciso mencionar este aspeto. Mas se estiver a participar numa videoconferência foque-se nessa reunião, não se disperse e comece a fazer outras coisas. Não se esqueça que a sua imagem está a aparecer noutro computador ou ecrã.

Nunca se esqueça onde está. Nem o ambiente em que se encontra. De momento está em ambiente de trabalho e a participar numa videoconferência e apenas isso é importante no momento. Tenha respeito pelos seus colegas e pela sua empresa.

Além disso, saiba utilizar o botão para silenciar o seu microfone. Existem colaboradores, ou melhor ex-colaboradores, que esqueceram-se que podia ser ouvidos e utilizaram uma linguagem menos apropriada durante videoconferências.

2. Problemas familiares

Claro que ouvir um bebé a chorar durante uma chamada de conferência é um problema. Mas e conversas de fundo com linguagem inconveniente, ou o bebé a entrar de rompante no seu escritório durante a reunião.

Se pretende projeto profissionalismo enquanto está em casa, isto são aspetos que vão prejudicar essa imagem. Certifique-se de partilhar os seus planos com a família e precaver-se para evitar situações deste género.

3. Animais de estimação

Partilhar casa com os nossos animais de estimação é das coisas mais comuns na vida. Mas isso não faz com que o latir do seu cão durante uma videoconferência seja menos irritante. O mesmo serve para o seu gato a aparecer em cima da secretária a pedir mimos e atenção.

O seu espaço de trabalho em casa deve ser sempre ter uma porta para que não seja incomodado pelos seus animais ou potenciais distrações.

4. Partilha de ecrã

Muitas plataformas de videoconferências permitem partilhar o seu ecrã com os envolvidos nessa reunião. Isto permite abrir aquele documento em que tem trabalhado toda a semana e que pode partilhar com a sua equipa para poderem (a) acompanhar o que está a explicar e (b) é tão bem-sucedido que dominou a capacidade de partilhar o seu ecrã.

Mas não se entusiasme demasiado. Se acredita que vai ter de partilhar o seu ecrã durante a videoconferência, lembre-se que o mesmo estará visível para todos. Não seria ideal, de todo, se o seu patrão se apercebesse que estava a ver os saldos da ZARA. Ou abrir um documento ou vídeo do youtube menos apropriado.

Se sabe que vai ter de partilhar o seu ecrã, prepare os documentos que devem ser abertos, tente colocá-los todos na mesma pasta só para ser mais fácil de utilizar durante a videoconferência.

5. Etiqueta de chat

Falar online com outras pessoas é interessante, rápido e até pode ser engraçado. Afinal, o que é que pode dar errado? Tudo. Quando se trata de videoconferências, tenha atenção ao chat.

Este é público para todos os envolvidos verem. Por isso evite perguntar no chat público o que é o seu colega vai fazer para o almoço durante a reunião. Ou partilhar vídeos e fotografias do seu gato a tentar saltar para o sofá.

 

Fonte: The Balance Careers

Saiba Mais

Não deixe a inexperiência prejudicar o seu desempenho profissional. Agora que conhece as nossas dicas, ou melhor, os erros a evitar em videoconferência a partir de casa, fique também a par dos nossos conselhos para manter a sua produtividade eficiente e eficaz.

Além da comunicação, também a sua organização e a gestão do seu tempo são essenciais para manter o seu desempenho em altas.

Está atualmente à procura de emprego? Saiba porque não deve parar a sua procura mesmo nesta altura em que muitas empresas pararam a sua atividade e processos de recrutamento. É essencial continuar a enviar currículos e a submeter candidaturas.

Procure também no nosso portal, o Alerta Emprego, as oportunidades profissionais disponíveis para diversas funções e regiões.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.