Incluir os seus projetos no currículo pode ajudá-lo a conseguir o seu próximo emprego, pois estes podem ajudar a destacar experiência

Então, incluir um projeto bem-sucedido é uma boa forma de vincular essas habilidades diretamente aos resultados. E é isto que os empregadores desejam ver em todos os currículos.

Neste artigo respondemos a algumas questões: quando deve incluir projetos no currículo, quais incluir e como o fazer.

Quando deve incluir projetos no seu currículo

Os projetos são um extra útil ao seu currículo, especialmente quando a sua seção de experiência ainda não mostra que tem o histórico necessário para conseguir o seu próximo emprego.

Isto é mais comum para dois grupos de candidatos:

  • Recém-licenciados: estes candidatos à partida não têm experiência profissional. Assim, se acabou de terminar a faculdade, um grande projeto pode mostrar que possui muitas habilidades valiosas como liderança, colaboração, apresentação e falar em público.
  • Mudança ou dinamização de carreira: quando deseja mudar ou dinamizar a sua carreira, mostre qualquer experiência que tenha relacionada à função, área ou setor em que deseja entrar. Então, isso pode significar destacar projetos que realizou num trabalho ou adicionar um projeto voluntário.

Que projetos deve incluir

Então, analise a descrição do cargo da função à qual se quer candidatar, destaque habilidades ou qualificações que a empresa esteja à procura e que você tenha e ainda funções que tenha desempenhado no passado e que se adequem.

Depois, anote aqueles que só podem ser comprovados com a inclusão de algum projeto no seu currículo.

Tenha atenção para não encher o seu currículo com muitos projetos, pois os recrutadores podem não encontrar os detalhes mais importantes.

Por exemplo, se geralmente presta consultoria para clientes maiores, mas já trabalhou com uma pequena empresa e obteve ótimos resultados, listar os detalhes desse projeto pode ajudá-lo a conseguir emprego numa consultora com foco em pequenas empresas.

Mas se a maioria dos seus clientes são pequenas empresas, mencionar projetos individuais, em vez de realizações gerais, ocupará um espaço valioso no currículo, sem necessariamente aumentar as suas qualificações.

Dicas de como incluir projetos no currículo

A secção do currículo onde deve incluir os seus projetos depende, ou seja, devem ser incluídos onde faça mais sentido.

Por exemplo, para recém-formados o local ideal é a secção da educação. Se o projeto fez parte de um trabalho anterior, freelancer ou voluntário, pode colocar na seção da experiência.

Mas se tem um projeto pessoal ou vários projetos que deseja incluir no currículo, considere adicionar uma seção específica, como “Projetos Relacionados”.

Independentemente de onde inclui os seus projetos, deve seguir estas dicas gerais:

  • Inclua detalhes importantes: deve adicionar informações suficientes para que possam ser facilmente compreendidas. Adicione o título do projeto, a descrição, as datas, para quem e com quem o fez, qual foi a sua função e quais foram os resultados e o impacto;
  • Concentre-se nas suas conquistas: os empregadores querem ver que resultados obteve com as suas habilidades para que possam ver como pode gerar resultados para eles;
  • Adapte a descrição do seu projeto para cada candidatura: deve incluir apenas projetos que sejam relevantes para o cargo específico ao qual se está a candidatar. Além disso, certifique-se de que a descrição de um projeto destaca partes mais relevantes dele;
  • Inclua links para o seu trabalho: se possível, inclua links para trabalhos online.

 

Então, seja estratégico e não inclua todos os projetos em que participou, à espera que algo chame a atenção do recrutador.

Fonte: The Muse