Está sem vontade de começar as suas tarefas? Não prejudique o seu desempenho e conheça os passos para quebrar a procrastinação no trabalho.

Todos nós já passámos por fases em que não conseguimos começar nada. E o preocupante é que há sempre aquelas tarefas que sabemos que precisamos de realizar, ainda que evitamos pegá-las. Continuamos a empurrá-las para depois e a trabalhar noutras atividades em vez daquelas.

Isto é o que chamamos de procrastinação!

As razões pelas quais as pessoas acabam neste ciclo vicioso são diversas, no entanto as mais comuns são:

  • não gostam de fazer uma determinada tarefa
  • estão preocupadas com um resultado negativo ou um mau desempenho
  • a tarefa é desafiante
  • é uma tarefa que as deixa ansiosas
  • adiam a tarefa porque têm muito tempo
  • não há uma direcção clara ou ordem de passos
  • pouco valor ou nenhuma recompensa associada à tarefa

Passos para quebrar a procrastinação no trabalho

Dicas para quebrar a procrastinação no trabalho

Se pretende dar o seu melhor no local de trabalho e acabar de vez com as procrastinação, aplique estas simples dicas no seu dia-a-dia.

1. Crie uma lista de tarefas realista

Uma lista de tarefas pode ser altamente eficaz, se concebia de forma realista. Não coloque pressão desnecessária sobre os seus ombros ao listar tarefas inconcebíveis dentro do período de tempo que tem.

Tenha consciência do tempo que dispõe e seja realista. Considere o tempo que leva a concluir tarefas e quanto pode ser feito durante um dado dia, semana ou mês.

2. Comece com uma tarefa do seu agrado

Comece sempre o dia com uma tarefa que gosta de fazer. Além de o ajudar a entrar no fluxo do dia, é uma fonte de motivação para continuar a trabalhar.

Estas tarefas podem ser tão simples como a verificação do seu email, ter uma reunião diária com a sua equipa, rever a sua agenda ou qualquer atividade que o ponha na mentalidade de trabalho correta.

Este passo acaba por ser complementar com o primeiro, quando começar a listas as suas tarefas para os dias e semanas.

3. Divida as tarefas por atividade mais pequenas e fáceis de gerir

Inesperadamente, o efeito da procrastinação provém frequentemente quando as pessoas se sentem sobrecarregadas.

Uma das formas mais eficazes para contornar este problema é gerir e decompor uma tarefa em atividades mais pequenas e e fáceis de gerir. Concentre-se em completar estas atividades mais pequenas, uma a uma, até que a tarefa maior esteja concluída.

4. Deixe de prometer o que não consegue cumprir

Outra das razões pode ser o excesso de promessas. Este é outro fator que pode colocar muita pressão sobre si.

Se não consegue realizar uma atividade no período de tempo que lhe pedem, seja sincero e diga que para si não é possível. O seu tempo é limitado e é importante saber geri-lo da melhor forma.

Quando se compromete com mais do que devia, é fácil acabar stressado com tudo o que tem de fazer. E isto acaba por prejudicar o seu desempenho.

5. Evite multitasking

Concentre-se na tarefa que tem em mãos, e evite tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Disponha da sua total atenção até que a tarefa em questão esteja concluída.

Uma vez terminada, avance para a próxima atividade. Continue este processo até completar todas as tarefas agendadas para o dia.

6. Classifique as tarefas por prioridades

Destacar as tarefas diárias por prioridade permite-lhe agarrar no que é mais importante primeiro. As tarefas podem levar mais tempo do que o esperado e outras circunstâncias pode surgir pelo meio.

Por isso, quando dividir as tarefas pelos dias e/ou semanas, faça-o já a destacar as mais importantes. Ainda que não conclua a sua lista do dia, pelo menos as tarefas mais importantes ficaram realizadas.

7. Comprometa-se com um prazo

É essencial estabelecer um período de tempo para as tarefas. Um prazo a cumprir pode ajudá-lo a planear as tarefas a curto e longo prazo.

Isto permite ter uma maior consciência sobre as tarefas, ou seja, reconhece a altura ideal em que deve começar a trabalhar e até quando deve de as completar.

8. Reduza as distrações

As distrações podem prejudicar o seu desempenho, uma vez que pode consumir uma grande porção do seu tempo, sem ter consciência disso.

Além de desviar a sua atenção do que precisa de fazer, as distrações quebram o seu foco. Portanto, aconselhamos a fechar o seu email, a guardar o seu telemóvel e desligue os alertas das redes sociais.

9. Comece cada dia de novo

Esqueça por completo a procrastinação passada. Não há necessidade de ficar a pensar no passado.

Mesmo que tenha tido um mau dia anteriormente, os seus esforços devem estar concentrados nas tarefas do dia, a fim de o ajudar a recuperar o atraso.

Tenha consciência de que vão haver dias em que não será tão produtivo quanto desejaria, mas também é importante reconhecer que haverão outros em que se surpreenderá.

10. Faça pausas curtas, mas frequentes

Sabia que é especialmente desafiante para uma pessoa concentrar-se em plena capacidade durante mais de 90 minutos de cada vez?

Assim que esta linha dos 90 minutos é ultrapassada, a eficiência da pessoa começa a descer, e as dificuldades em concentrar-se começam a aumentar.

Por isso, encare as tarefas em bloco realistas. Faça pequenas pausas de forma frequente para manter a sua mente fresca e permitir o recarregar das suas energias.

 

Fonte: Randstad

A procrastinação no trabalho é comum. Mas também pode afectar o seu desempenho? Por isso, conheça os passos para quebrar a procrastinação no trabalho.

A organização é fundamental no decorrer do seu dia-a-dia, por isso, aprenda a terminar as suas tarefas de forma organizada com as nossas dicas de sucesso.

Conheça as melhores dicas para lidar com o stress do trabalho a fim de manter um desempenho profissional excecional e evitar sentimentos de burnout.

Há uma linha de pensamento que diz que as distrações podem ser boas. Mas será sempre assim? Conheça as razões para não estar a trabalhar tanto quanto pensa.

Não deixe o seu desgaste afetar a qualidade do seu trabalho. Aprenda neste artigo os nove hábitos que vão ajudá-lo a aumentar a sua energia.