Com a ajuda da Human Resources damos-lhe a conhecer os perfis e competências mais procurados em Portugal para 2021.
Estes dados resultam do Salary Survey 2021, lançado pela consultora Robert Walters, cuja apresentação ficou a cargo de François-Pierre Puech, country manager no nosso país.
O ano de 2020 foi atípico, em que as organizações tiveram de repensar o seu modelo de negócio, melhorar os seus processos de digitalização e internos.
Em 2021 mantém-se o desenvolvimento das tendências de mercado atuais, nomeadamente, a transformação digital, e-commerce, data & Analytics e melhoria de processos e implementação de metodologias Lean.
Perfis e sectores mais procurados
Haverá uma grande tendência na procura de perfis de Cybersecurity, front-end e CTOs, Marketing Digital, Business Intelligence e E-commerce.
Perfis de Data, Inteligência Artificial e robótica também serão bastante procurados na maioria dos setores – desde Engenharia, IT, Recursos Humanos, Finanças e Marketing.
No sector da Engenharias espera-se um investimento exponencial nas energias renováveis a nível europeu, assim haverá mais procura por perfis de Scouting e Gestão de Projetos.
Nas indústrias de manufatura aponta-se para uma forte melhoria de qualidade e modernização, assim irá liderar todo o Supply Chain, como perfil tendência.
Competências e habilidades dos profissionais
As empresas irão procurar por profissionais com competências técnicas adequadas para a função, bem como que tenham boas soft skills.
Neste campo, destaca-se:
- Trabalho com equipas multiculturais e dispersas;
- Habilidades de comunicação e de adaptação à mudança;
- Resiliência;
- Proatividade;
- Forte sentido de responsabilidade.
Este estudo revelou que os maiores desafios das empresas na contratação são as expectativas salariais e de benefícios demasiado elevadas, bem como a falta de soft skills essenciais, falta de experiência no setor e falta de qualificações técnicas.
Assim, afim de atrair e reter o melhor talento, as empresas devem apostar na implementação de benefícios como a flexibilidade e tele-trabalho, pois “cada vez mais profissionais procuram oportunidades de emprego com esses benefícios, além de oportunidades de formação, melhor uso de tecnologias e maior foco no bem-estar”, refere o country manager.
Os profissionais de Change Management, Talent Acquisition e e especialistas de Comp&Ben, ajudarão as organizações na retenção do melhor talento, procura dos melhores profissionais e a definir um pacote salarial equilibrado e atractivo.