Há três funções que vão liderar as tendências de contratação no sector da tecnologia este ano, em Portugal.

Além das competências técnicas, as empresas também vão procurar perfis com boas “soft skills”.

Segundo o Salary Survey 2021 – realizado pela consultora Robert Walters – as empresas, no geral, vão procurar principalmente: Data & Analytics managers, DevOps Engineers e Cyber Security Managers.

A procura por perfis de tecnologia continuará a ser elevada, mas haverá escassez de talento disponível em Portugal. Com isto, as empresas vão começar a “competir pelos melhores candidatos”.

A consultora aponta que perfis ligados à cibersegurança – Cybersecurity Managers, front-end e CTOs – serão muito requisitados, devido à rápida transformação digital que temos vivido.

Tendências de contratação no sector da tecnologia serão também perfis ligados à tomada de decisão baseada em dados, com especial atenção aos dados, IA e robótica.

As competências mais procuradas

Em 2021 a procura por profissionais experientes em plataformas digitais, segurança de dados, desenvolvimento e gestão de produtos, irá sofrer um grande aumento.

Além disso, trabalhar com desenvolvimento e operações e ter alguma experiência em administração e cibersegurança serão fatores diferenciadores.

Python e Node.js, tal como tem sido até aqui, continuarão a ser as linguagens mais procuradas, segundo o inquérito. Também será vantajoso ter experiência com bases de dados como Mango DB, MySQL.

Dominar o inglês será essencial.

As “soft skills” também importam

Nestas destacam-se: o trabalho em equipas multiculturais e dispersas, boas competências de comunicação e capacidade de adaptação à mudança constante.

Contratação sem fronteiras

Com a falta de profissionais no mercado português, a consultora aponta que as empresas irão contratar fora da sua área, ou seja estendendo-se ao estrangeiro também.

As empresas que estejam já com uma boa implementação do tele-trabalho estarão mais abertas à contratação de profissionais à distância.

Fonte: Dinheiro Vivo

 

Está à procura de emprego?

Conheça aqui as empresas a recrutar profissionais de IT.