Procura de emprego: o candidato ideal

Aprenda neste artigo a demonstrar que é o candidato ideal durante a sua procura de emprego e através dos seus pontos fortes e imagem de marca.

Para qualquer anúncio de emprego publicado, existem dezenas de candidatos interessados e que acabam por se candidatar. Portanto, como pode demonstrar que é o candidato ideal?

“Vender-se” para conseguir um emprego pode ser desconfortável, mas é na verdade algo essencial. Se não demonstrar as suas melhores competências enquanto candidato, quem demonstrará?

A fim de deixar a vergonha, a modéstia e o desconforto de parte, tem de pensar como um marketer. Desenvolva uma campanha de marketing para a sua procura de emprego, como se estivesse a anunciar um produto.

Ao fazê-lo conseguirá determinar os seus pontos fortes, fortalecer o seu desempenho durante o processo de candidatura e desenvolver uma forte imagem de marca que se destacará das restantes candidaturas.

Estratégias para mostrar que é o candidato ideal

Utilize estas estratégias para determinar a melhor forma de se destacar da competição e mostrar ao recrutador e à empresa que é o candidato ideal para o cargo em questão.

1. Identifique os seus pontos fortes

Pense neste passo como se fosse a definição do produto – neste caso, você!

Quando é que se destaca no local de trabalho? Considere as tarefas que desempenha de forma excecional e tente relembrar quando o seu esforço foi reconhecido. Observe o seu currículo e aponte os seus pontos fortes, competências e realizações. Além disso, pense porque razão está nesta carreira: o que a torna interessante? Tente transformar em palavras o que mais gosta na sua carreira em conjunto com as responsabilidades que mais gostou de exercer.

Vale a pena dedicar o seu tempo a esta atividade. As suas ideias vão ajudá-lo mais tarde a escrever a sua carta de apresentação e a responder a questões como: “Porque razão quer este emprego?”.

2. Utilize exemplos

No seu currículo, deve identificar as suas competências, seja em tópicos na secção das competências ou no resumo de cada cargo que já exerceu.

Quando está a escrever a sua carta de apresentação e a responder a questões de entrevistas, opte por ir mais além do que uma lista de competências. Partilhe exemplos e histórias que demonstrem as sua capacidades. Para quem o está a entrevistar, isto cria uma experiência mais persuasiva e interativa.

Por isso, em vez de afirmar que possui fortes competências de comunicação, deve elaborar:

“No meu cargo anterior, como Diretor de Marketing, houve uma grande quebra na comunicação entre o departamento de marketing e de vendas. Reuni-me com os responsáveis de cada equipa e após receber o seu feedback, incorporei uma pesquisa anual no departamento de vendas.”

3. Desenvolva a sua marca

Fique a par destes simples passos para estabelecer a sua marca:

  • Escreva uma declaração sobre a marca – resuma os objetivos da sua carreira e os seus pontos fortes. A sua declaração pode ser algo como: “Advogado com visão para o detalhe procura integrar uma firma de advocacia através de uma parceria”. Ou algo como “Editor experiente que pretende mudar para uma posição de escritor a full-time”. Pode utilizar esta declaração no seu perfil do LinkedIn, no seu currículo e quando estiver a interagir com outras pessoas.
  • Crie uma presença online que apoie a sua marca – os objetivos da sua procura de emprego e da sua carreira podem ajudar a determinar a melhor plataforma online. Se está inserido numa área de criação de conteúdo – artigos, arte, design de websites, etc – criar um portefólio online para promover o seu trabalho pode ser exatamente a forma ideal para suportar a sua marca. Reflita também sobre as redes sociais que melhor se enquadram com a sua marca e objetivos.
  • Documentos, cartões de negócios e outros materiais de marketing – considere o seu currículo e carta de apresentação como um conjunto de materiais de marketing que estão concebidos para vender o seu perfil às empresas. O que significa que devem manter uma imagem consistente entre eles, complementarem-se e não parecer dois documentos desconectados. Estes documentos são como os anúncios online e impressos, ou seja, certifique-se que estão bem elaborados e que são facilmente lidos e interpretados.

4. Projete uma imagem visual à altura da sua marca

O seu talento e competências são mais importantes que a sua aparência, mas a realidade é que a forma como se veste e se apresenta tem um grande peso no sucesso da sua procura de emprego.

Voltando a pensar como um marketer, em relação ao design – na maioria das vezes a grande diferença entre dois shampoos são o preço ou a embalagem, e não os benefícios e os componentes do shampoo.

Portanto, certifique-se que utiliza um vestuário apropriado à marca que pretende construir e com a qual pretende chamar a atenção dos recrutadores.

5. Não se esqueça do seu discurso

O discurso de elevador é aquela breve apresentação – inferior a um minuto – que pretende vender as suas melhores competências e experiência a fim de demonstrar que é o candidato ideal para o cargo.

Por isso, prepare um breve discurso que englobe tópicos como a sua experiência e objetivos e o tipo de emprego que está à procura. Também pode utilizar este discurso em eventos de networking, ocasiões sociais e feiras de emprego.

6. Vá direito à fonte

Agora que chegou à fase final, não comece a enviar o seu currículo de forma indiscriminada. Em vez disso, opte por filtrar os seus esforços e utilizar o seu tempo de forma consciente. Um marketer começaria primeiro por identificar o público-alvo para o seu produto, por isso, faço o mesmo para direcionar os seus esforços.

Considere listar as empresas que mais lhe interessam e a que pretende se candidatar. Integre apenas grupos profissionais e eventos de networking relevantes para os seus objetivos. Nestes eventos, pode utilizar o seu discurso de elevador, e traga cópias do seu currículo e nunca se esqueça de enviar um email de agradecimento por email ou LinkedIn no fim do dia.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

Aprenda neste artigo a demonstrar que é o candidato ideal durante a sua procura de emprego através dos seus pontos fortes e imagem de marca.

O sucesso profissional é a ambição de muitos trabalhadores. Conheça as nossas dicas de carreira para desenvolver o seu caminho profissional.

Gerir a sua carreira é essencial para obter sucesso do tempo que investe no seu crescimento profissional. Conheça as nossas dicas e coloque-as em prática.

Se pretende alcançar uma carreira de sucesso, conheça os sete pontos-chave que o vão ajudar a ser bem-sucedido profissionalmente.

Ainda que a sua presença online possa impulsionar a sua carreira, também pode comprometer o seu emprego e prejudicar a sua reputação. Aprenda a lidar com as redes sociais da melhor forma.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.