Procurar emprego

Se está desempregado, sabe que procurar emprego é uma tarefa que ocupa bastante tempo. Na verdade, segundo Harvey Mackay, autor do livro “Emprego garantido – Segredos infalíveis para conseguir o trabalho que deseja”, procurar emprego é um trabalho full-time.

Sendo um trabalho que ocupa todo o dia, precisa de ser planeado e ter objectivos concretos.

Defina uma rotina

Agende a sua semana para utilizar o tempo da forma mais eficiente possível. Lembre-se que devem constar horários para pesquisa de ofertas de emprego, melhoria da candidatura, exercício físico e diversão.

Estabeleça objectivos para os seus dias. Os mesmos devem ser específicos, mensuráveis, realistas e ter um tempo definido. Um bom objectivo seria “Tenho que construir um bom CV, que me garanta no mínimo 120 pontos no teste e enviá-lo em resposta a um anúncio até às 18:00 de segunda-feira.”

Trabalhe a sua aparência e disposição

Aposte em actividades que melhorem o seu estado de espírito enquanto melhora a sua imagem. Faça exercício regularmente – os benefícios do mesmo incluem melhorar o humor, aumentar a energia e dar Saúde. Aproveite o facto de estar em casa para cozinhar refeições saudáveis e poupar dinheiro. Por fim, organize o seu guarda-roupa ou compre peças apropriadas para entrevistas de emprego.

Aumente a sua rede de networking

Parte do seu dia deve ser dedicado a estabelecer ou melhorar relações com profissionais. Defina um objectivo diário (ex: expandir a rede em 5 novos membros) e um objectivo semanal (ex: encontrar-se com pelo menos 2 membros da rede de networking). Os  ex-colegas, amigos, familiares e outros profissionais que façam parte da rede vão ajudá-lo a procurar emprego, se assim o solicitar. Muitas vezes, são os mesmos que o informam sobre novas vagas ou dão boas referências suas a um contratante.

Actualize conhecimentos

Estabeleça um horário para estudar. Pesquise a internet para conhecer as novas tendências da indústria e siga pessoas influentes nas redes sociais. Inscreva-se numa formação que lhe dê vantagem sobre os outros candidatos – num mercado de trabalho competitivo fará muita diferença! Se sempre quis acabar os estudos, aproveite agora para o fazer. Procure informação sobre apoios do Estado e condições de acesso especiais para maiores de 23 anos.

Conheça a empresa a que se candidata

Dedique uma parcela do dia para pesquisar informações relevantes sobre a empresa a que se vai candidatar. Quem são as pessoas às quais se vai dirigir? Conhece alguém que tenha contacto com as mesmas? Qual o tipo de cultura empresarial? Quais as últimas notícias sobre a empresa? Quais são os principais produtos/ serviços? Que dificuldades pode ajudar a ultrapassar? Estas informações serão úteis para fazer uma candidatura personalizada.

Prepare uma candidatura vencedora

Aloque pelo menos uma hora por dia para aperfeiçoar o seu CV e escrever uma boa carta de apresentação. Enviar candidaturas iguais em resposta a diferentes ofertas de emprego é um erro. Utilize o seu tempo para personalizar candidaturas e adequá-las ao tipo de vaga e cultura de cada empresa.

Faça voluntariado ou integre um part-time

Mantenha-se ocupado e ganhe experiência sem deixar de procurar emprego. O voluntariado ajuda-o a sentir-se realizado e a reunir contactos importantes para a sua rede de networking, ao mesmo tempo que reúne novas competências. Já o trabalho em part-time é ideal para se manter ocupado, não perder ritmo de trabalho e aumentar o rendimento.

Para além de procurar emprego… divirta-se

Candidatos bem dispostos têm maiores probabilidades de ser chamados para uma segunda entrevista de emprego. Não se deixe desanimar… saia com amigos, organize jantares, dê passeios, faça o seu hobby, etc. Uma hora por dia deve ser dedicada a fazer aquilo que o faz feliz.

Procurar trabalho implica uma agenda cheia. Acorde cedo e não se sente no sofá. Aproveite bem o seu tempo e aumente as hipóteses de conseguir um emprego.