Recrutamento: dicas para conduzir uma entrevista virtual eficaz

Recrutamento Entrevista VirtualComo técnica de recrutamento, a entrevista virtual é cada vez mais utilizada, o que torna essencial o recrutador dominar esta forma de entrevista. Conheça as nossas dicas para esse efeito.

Ainda que não seja uma prática nova ou sequer recente, tem crescido exponencialmente, em grande parte pela situação de pandemia em que vivemos atualmente.

Ainda que pareça uma mudança simples, é na verdade o contrário para empresas que pouco ou nada utilizavam as entrevistas virtuais como parte do seu processo de recrutamento. Esta prática engloba não só o conhecimento do software adequado como também a compreensão das próprias características da entrevista virtual.

Sendo assim, de que forma pode realizar esta mudança? Haverá diferença nas questões colocadas? Quem deve conduzir a entrevista?

Conheça abaixo as dicas que partilhamos hoje para conduzir uma entrevista virtual de forma eficaz.

1. Selecione a tecnologia adequada

Mesmo que já utilize a tecnologia de videoconferência no seu negócio, tem de considerar que podem haver diferenças em utilizá-la para realizar entrevistas.

Existem diversas opções de alta qualidade a ponderar. Teste-as de forma a garantir que estão dentro do que pretende. Tenha em conta o custo, a funcionalidade, as suas características e outras forma de utilizar estas ferramentas na sua atividade.

2. Determine um espaço apropriado

É possível que muitas empresas utilizem o mesmo espaço utilizado para reuniões presenciais. Contudo, caso esteja em tele-trabalho deverá criar um espaço para a entrevista.

Escolha um local calmo e bem iluminado onde as distrações seja mínimas. Além disso, certifique-se que tem um plano de fundo simples. Recorde-se que está a representar a sua empresa.

3. Defina um processo de entrevista de emprego

Um processo de entrevista virtual provavelmente será semelhante a um processo de entrevista presencial. Caso tenha sido bem-sucedido em contratações no passado, não serão necessárias grandes mudanças.

Apenas deve definir um processo consistente de entrevista virtual de forma a garantir que está a avaliar os candidatos de forma eficaz, permitindo compará-los para tomar as melhores decisões de contratação.

Faça alguns ajustes com base nas mudanças que um ambiente virtual apresenta. Se tiver algum meio de comparação ou avaliação de candidatos, pode continuar a utilizá-lo.

4. Teste o equipamento antes de começar a entrevista

A tecnologia pode ser bastante imprevisível, e afetar negativamente os seus compromissos. Por isso, é sempre importante entrar no software de vídeo e verificar se está a funcionar corretamente antes de começar a entrevista.

Os problemas com o som, com a imagem ou com a ligação podem prejudicar o fluxo e a dinâmica da entrevista. Além disso, não espere até à hora da entrevista para testar o seu software.

Reveja tudo com antecedência e garanta que está tudo pronto para o compromisso. Chegar atrasado e deixar um candidato sentado na videochamada sozinho é desrespeitoso.

5. Apresente ao candidato uma lista de verificação

Tal e qual como as empresas, os candidatos também estão a adaptar-se a esta experiência da entrevista virtual. Muitos candidatos podem não ter tido a oportunidade de utilizar o software de videoconferência. E isto pode criar uma fonte de preocupação relacionada com a entrevista.

No entanto, é possível colocar um candidato mais à vontade ao fornecer-lhe uma lista de verificação da entrevista. Deve ser claro sobre os passos a realizar e deixe claro que está disponível para o ajudar, caso necessite. De forma a colocar o candidato à vontade deve apresentar:

  • Instruções para descarregar e iniciar sessão na entrevista virtual
  • Uma lista de requisitos técnicos para que o software funcione bem
  • Dicas de entrevistas de emprego virtual para o ajudar a ficar confortável
  • Notas sobre o próprio processo de entrevista, quem assistirá, prazos, e outras informações importantes

6. Adote uma abordagem profissional

A sua aparência, vestuário e comunicação com os candidatos a nível virtual não deve mudar. Prepara-se para esta entrevista da mesma forma como se prepararia para uma entrevista presencial.

Certifique-se que tem o telemóvel desligado e as notificações do computador também e quaisquer outras distrações. Não é justo para o candidato caso o seu telemóvel esteja constantemente a apitar com notificações novas.

E jamais se esqueça de sorrir e olhar para a câmara para fazer contacto visual com o candidato.

 

Fonte: Randstad

 

Saiba Mais:

Um dos objetivos comuns a todas as empresas é contratar o candidato ideal. Sempre! E é a pensar neste tópico que partilhamos consigo as melhores dicas de recrutamento para este efeito.

Não prejudique os seus processos de recrutamento por más decisões ou aspetos que ignorou. Conheça aqui os erros mais comuns que deve evitar a todo o custo durante a contratação de novos profissionais.

Está com processos de recrutamento em aberto? Sente dificuldades em determinados processos? Então, conheça todas as nossas soluções para o auxiliar no recrutamento.

Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.

Feira Virtual de Emprego – 14 e 15 de Outubro

Crie um CV profissional online

Siga-nos

Artigo anterior Governo vai colocar desempregados a estagiar na Administração Pública
Nenhum artigo mais recente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar