Estágios Profissionais: dicas para destacar a sua candidatura

Estágio Profissional: dicas de candidaturaSe está a pensar em concorrer a um estágio profissional, aproveite as dicas neste artigo que o vão ajudar a destacar a sua candidatura.

Da mesma forma que as empresas tiveram de adaptar-se ao tele-trabalho e a um novo método de recrutamento nos últimos meses, também tiveram de reorganizar os seus programas de estágio.

Assim sendo, de que forma é que este novo normal pode afetar a sua procura? E o que é que é necessário fazer enquanto candidato?

Em primeiro lugar, existe uma grande probabilidade que a sua entrevista seja virtual, o que significa que não terá a oportunidade de impressionar os recrutadores em pessoa. Também pode esperar que algumas oportunidade de estágio sejam em forma de tele-trabalho. O que implica uma competição mais feroz agora que muitos recém-licenciados não estão limitados a oportunidades perto da sua residência.

Qual é a mensagem que queremos transmitir? Apenas precisa de se esforçar um pouco mais, seja enquanto recém-licenciado ou um profissional com anos de experiência. Portanto, conheça as nossas dicas de candidatura para conseguir o estágio profissional que tanto ambiciona.

1. Melhore a sua presença online com um website

Ainda que possuir uma presença online sólida sempre tenha sido algo importante, a situação atual em que vivemos com a pandemia veio tornar este aspeto essencial.

“Com a atual situação em que vivemos, a nossa presença online é, em grande parte, a forma como os recrutadores nos vêem”.

Malvika Aeron, Fundador e Diretor Adminstrativo da Accelerate Plus.

Isto significa que os “estudantes e recém-licenciados devem encontrar forma criativas de destacarem o seu perfil e personalidade”.

Além de polir o seu perfil de LinkedIn e certificar-se que o seu conteúdo é “amigável”, um website pessoal é uma boa forma de demonstrar a sua personalidade, destacar a sua experiência não profissional e interligar a sua experiência profissional (se possuir), as suas competências atuais e os seus objetivos para o estágio profissional.

“Apenas certifique-se que o conteúdo do seu website é consistente com o género de estágio a que se está a candidatar.”

Dana Hundley, Diretora dos Programas de Estágio do Museu Oakland, em Califórnia.

2. Destaque a experiência adequada no seu currículo

Os recrutadores passam os seus olhos por centenas de currículos por dia (provavelmente ainda mais na era da Covid-19), por isso, destacar a experiência adequada, escolher a formatação certa e adaptar o conteúdo do seu currículo a cada emprego é essencial para ser bem-sucedido.

Para realmente marcar a diferença, certifique-se que inclui qualquer tecnologia remota com que sabe trabalhar.

“Qualquer coisa, desde o Google Docs, ao Slack ou Zoom, podem ser ferramentas valiosas no seu currículo”.

Dana Hundley, Diretora dos Programas de Estágio do Museu Oakland, em Califórnia.

Algumas empresas ainda se estão a adpatar a esta nova era, por isso “podem valorizar ainda mais o seu domínio sobre estas ferramentas”.

Não possui experiência profissional? Considere algum projeto em grande escala que desempenhou na faculdade, algo que possa fazer sentido acrescentar no seu currículo, por exemplo ações de voluntariado.

Aproveite a oportunidade e aprenda a colocar experiência não profissional no seu currículo para acrescentar valor e equilibrar o facto de não ter uma grande experiência profissional.

3. Aumente os seus contactos

Ainda que seja essencial partilhar com os seus contactos que está à procura de um estágio profissional, também é igualmente importante criar novos contactos.

Entre em contacto com recrutadores, interaja com empresas do seu interesse nas redes sociais, conecte-se com profissionais que trabalham em empresas onde deseja trabalhar ou participe em eventos online.

Quer goste ou não, a rede de contactos – networking – ainda é das estratégias principais para encontrar emprego. Por isso, aprenda a utilizar esta estratégia com sucesso de modo a aumentar exponencialmente as suas oportunidades.

4. Considere uma entrevista informal

Entrevistas informais são uma ótima abordagem para aprender sobre planos de carreira e os setores que despertam o seu interesse.

“Os estudantes não devem sentir-se intimidados em procurar pessoas para os ajudarem a encontrar o seu caminho certo”.

Malvika Aeron, Fundador e Diretor Adminstrativo da Accelerate Plus.

E apesar de pedir ajuda a estranhos possa parecer intimidante, poderá surpreender-se com a quantidade de pessoas que estão dispostas a ajudá-lo.

“Hoje em dia, as pessoas parecem estar ainda mais dispostas a ajudar alguém que entra em contacto com elas, pois compreendem o facto de estamos todos a passar por uma fase difícil”.

Dana Hundley, Diretora dos Programas de Estágio do Museu Oakland, em Califórnia.

Assim que tiver uma entrevista informal agendada, é tempo de se preparar. A maioria destas entrevistas vão levar a um debate sobre os seus objetivos, por isso esteja preparado para dialogar sobre si e a sua personalidade.

“Esteja sempre preparado para falar sobre a sua experiência de uma forma que deixe claro o que pode trazer para a empresa”.

Ainda que esta abordagem esteja mais virada para um estudante ou recém-licenciado, profissionais experiente que procurem um novo desafio também podem adaptar esta estratégia à sua realidade.

Não deixe o receio ditar as suas ações, afinal o que tem a perder? O importante é entrar em contacto com as empresas.

5. Procure feedback

Candidatar-se a um estágio profissional é uma ciência exata, por isso não espere fazer tudo certo à primeira tentativa.

“A melhor forma de conseguir um estágio é ao continuar a aperfeiçoar a sua candidatura”.

Malvika Aeron, Fundador e Diretor Adminstrativo da Accelerate Plus.

Além disso, se for rejeitado “envie um email de volta a apreciar a resposta da empresa e pedir algum feedback sobre a sua candidatura”. Algumas empresas vão responder, outras nem tanto. Mas mesmo com poucas respostas, vai conseguir “identificar aspetos a melhorar”.

E lembre-se que não há problema em pedir ajuda e conselhos a terceiros. Peça a um amigo para rever o seu currículo e website para se certificar que não tem erros. Pratique a sua entrevista com um amigo para treinar para o grande dia.

O essencial é pedir ajuda, não tenha receio ou vergonha de o fazer.

Agora que conhece os aspetos mais importantes, está na altura de colocar em prática estas dicas para destacar a sua candidatura e conseguir o estágio profissional, e começar um novo desafio na sua vida.

 

Fonte: Muse

 

Saiba Mais:

Se está a pensar em concorrer a um estágio profissional, aproveite as dicas neste artigo que o vão ajudar a destacar a sua candidatura.

Está atualmente à procura de emprego? Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Então conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Nos dias de hoje é crucial destacar-se durante a sua procura de emprego. Assim sendo, fique a par das nossas dicas para destacar a sua candidatura online.

Num mercado de trabalho tão competitivo como o de agora é importante ter um cv atualizado. Por isso, conheça os tópicos que deve atualizar com frequência no seu currículo.

Uma boa forma de impressionar os recrutadores é construir/adaptar o seu currículo à vaga a que se está a candidatar. Fique a par das nossas dicas que o vão ajudar neste objetivo.

Optar por um estágio profissional quando não consegue encontrar emprego é um ótimo recurso, no entanto prefere optar por uma grande empresa ou por uma organização mais pequena? Conheça as características a ter em conta para decidir o melhor para si.

Se está com dificuldades em compor o seu currículo, pode conhecer o nosso modelo de cv – descarregue-o de forma grátis e rápida.

Além disso, o Alerta Emprego possui diversos recursos que têm o intuito de o ajudar a conseguir as melhores oportunidades! Conheça todos os recursos disponíveis aqui.

Aproveite a oportunidade e estenda a sua pesquisa de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Faça uso da nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.

Feira Virtual de Emprego – 14 e 15 de Outubro

Crie um CV profissional online

Siga-nos

Artigo anterior Governo vai colocar desempregados a estagiar na Administração Pública
Próximo artigo Recrutamento: dicas para conduzir uma entrevista virtual eficaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar