Para escrever uma carta de apresentação é necessário conhecer a empresa e o cargo a que se candidata. Na mesma, devem constar os seus contactos, o motivo pelo deve ser escolhido para ir à entrevista de emprego e as suas principais competências relevantes para a função.
Ao escrever a carta, tenha atenção para não cometer qualquer um destes erros:
1. Não escrever o nome do recrutador
Evite escrever “Caro senhor(a)” ou “A quem de direito”. Pesquise na internet o nome da pessoa encarregue pelo recrutamento e selecção de candidatos. Caso não consiga encontrar o mesmo, pode tentar contactar a sede da empresa e questionar quem é o responsável pelos recursos humanos ou quem colocou o anúncio de emprego.
Se, ainda assim, não conseguir encontrar um nome para colocar na abertura da carta de apresentação, opte por um simples “Bom dia/ Boa tarde”.
2. Não dar destaque à empresa
A carta de apresentação serve para mostrar de que forma poderia ser útil à empresa. Assim, é importante que redija a sua carta de forma a dar ênfase à empresa a que se candidata. Deve referir na carta: o nome da empresa, os valores da organização com os quais se identifica, novos projectos ou desafios da empresa, entre outros.
Mostre de que forma as suas competências vão ajudar a empresa a ultrapassar um desafio e a ser bem sucedida.
3. Começar com uma frase inicial desinteressante
“Venho por este meio enviar a minha candidatura” não funciona. O recrutador já sabe que se está a candidatar a emprego – porque outro motivo estaria a enviar o seu curriculum vitae e carta de apresentação?
O primeiro parágrafo dita se o empregador fica interessado em si ou não. Por isso, é impreterível que comece de forma entusiasmada e diga, de imediato, como pensa ajudar a empresa. Conheça aqui 8 bons exemplos de parágrafos iniciais.
4. Duplicar informação constante no Curriculum Vitae
A sua carta de apresentação deve ser curta, por isso não se prenda com detalhes que já constam no CV. Lembre-se desta ideia: CV é para descrever o percurso profissional, Carta de Apresentação é para mostrar que é o candidato ideal.
5. Escrever uma carta de apresentação demasiado curta ou comprida
Idealmente, deve escrever 3 ou 4 parágrafos, cada um com 3/4 frases. Saiba aqui o que dizer em cada um deles.
6. Enviar uma carta de apresentação igual para todas as empresas
É na carta de apresentação que demonstra se seria uma boa adição aquela empresa em específico. Por isso, é importante que a redija de forma a garantir ao empregador que se enquadra na cultura empresarial.
Envie uma carta de apresentação personalizada para cada empresa a que se candidatar.
7. Escrever de forma demasiado formal ou informal
O meio termo é a solução. Ponha-se no lugar do recrutador: sentiria empatia com um candidato muito formal, que não mostra a sua personalidade? Por outro lado, confiaria num candidato demasiado descontraído para contactar clientes e fazer um bom trabalho?
Escreva a carta de apresentação da mesma forma como falaria na entrevista de emprego: formal, mas humano.
8. Enviar uma carta de apresentação descuidada
Erros ortográficos, parágrafos repetidos, frases sem pontuação e nomes incorrectos são alguns dos erros a evitar na carta de apresentação. Leia, releia e peça a um amigo para dar a sua opinião. Por norma, quem escreveu o texto tem tendência para ignorar pequenos erros porque já sabe o que está lá escrito. Um novo par de olhos ajuda-o a certificar-se de que a candidatura é enviada sem erros.
9. Incluir dados pessoais
O empregador não precisa de saber se é casado, tem filhos, qual a sua religião, nacionalidade ou género. A menos que seja pedido pelo empregador, guarde estas informações para si.
10. Não incluir os contactos
Deve terminar a carta com um “call-to-action” onde incita o empregador a telefonar-lhe e agendar a entrevista de emprego. Para tal, é necessário que forneça o seu número de telefone e e-mail. Esta informação pode, e deve, estar repetida no CV e na carta de apresentação.
Fonte: The Daily Worth