Encontrou a oferta de emprego que tanto queria? Então, não perca tempo, damos-lhe 3 regras para endereçar a sua carta de apresentação.

No momento de escrever uma carta de apresentação as dúvidas surgem: como começar? Deve usar Sr. ou Sra.? Deve incluir um primeiro nome?

Então, não se preocupe, siga estas três regras para endereçar a sua carta de apresentação.

1. Use uma saudação formal com nome completo

Use o nome e sobrenome do recrutador, incluindo o Sr. ou Sra., a menos que saiba que a cultura da empresa é mais casual.

Então, o importante é que tenha um nome real, nunca use “A quem possa interessar” ou “Prezado senhor ou senhora”.

Damos-lhe ainda uma dica, caso não consiga saber se deve usar “Sr.” ou “Sra.” pelo nome, opte por não usar estes títulos.

2. Se não sabe quem é o gerente de recrutamento, adivinhe

Por vezes não é fácil descobrir a quem se deve dirigir, ou seja, o gerente de recrutamento, mas tudo bem com isso!

Então, procure por uma lista dos cargos mais altos da empresa e, caso não saiba na mesma quem é o recrutador do processo, use o nome do chefe do departamento ao qual se candidata.

Esta abordagem é definitivamente melhor do que não usar um nome na sua carta de apresentação, porque ainda mostra o tempo e o esforço que teve para descobrir quem é o chefe do departamento.

3. Seja o mais específico possível

Então, depois de tanto pesquisar continua a não conseguir encontrar um único nome para endereçar a carta, não se preocupe!

O motivo pode simplesmente ser por a empresa manter a privacidade dos seus funcionários – e a própria empresa sabe disso.

Assim, se não tiver um nome para usar, tente ser o mais específico possível na sua saudação. Então, considere usar “Gerente de Contratação de Analista Sénior” ou “Equipa de Recrutamento para a função de Analista Sénior”. Ou seja, algo que mostre que escreveu a carta com um público específico em mente.

 

Então, resumidamente, esta carta deve ser a sua entrada de pé direito nesta oferta. Assim, faça a saudação correta, sendo o mais específico possível.

Veja também:

Já viu as oferta de emprego em aberto? Treine já a sua carta de apresentação e candidate-se.

Fonte: The Muse