Se está a candidatar-se a ofertas de emprego, vai precisar de ter uma lista de referências pronta para apresentar. Essas referências devem ser capazes de falar sobre as suas capacidades e qualificações relacionadas com o trabalho que pretende.
Eis 5 pontos que deve saber acerca deste tema:
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A quem pedir uma referência
Conforme as suas circunstâncias pessoais e profissionais, assim deve escolher as pessoas que devem dar referências sobre si. É importante ter a certeza que as pessoas que vai escolher para o recomendar estejam dispostas a dar-lhe boas referências. Tenha isso em atenção, porque nem toda a gente quer ter essa responsabilidade.
É por isso que é importante confirmar o seu contacto antes de o usar para uma referência – tenha a certeza de que não há nada de negativo no que essas pessoas têm a dizer sobre si.
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Tipos de Referências
Os indivíduos que podem fornecer referências profissionais sobre si incluem empregadores anteriores, gerentes, colegas, clientes e contactos de negócios, por exemplo. Veja aqui o que os recrutadores esperam encontrar sobre si.
Se nunca trabalhou anteriormente ou se está há muito tempo sem trabalho, utilize referências de pessoas que conhecem as suas competências. Um professor que teve também pode servir para dar referências sobre o seu trabalho e personalidade enquanto estudante.
Também pode fornecer referências no LinkedIn. Se tem recomendações sobre si no seu perfil do LinkedIn, os potenciais empregadores serão capazes de ver, num ápice, quem o está a recomendar e aquilo que dizem sobre si.
Eis aqui 4 dicas sobre as recomendações no LinkedIn.
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Criar uma lista de referências
É importante organizar as suas referências a tempo. Na verdade, existem alguns anúncios de emprego onde os recrutadores pedem referências juntamente com o currículo e carta de apresentação. Nesses casos, a empresa pode verificar as suas referências com antecedência, se já tiver tudo pronto (falou com as pessoas e todas estão a par da situação).
Não há necessidade de incluir referências no seu currículo ou dar referências a um recrutador antes de ele lhe perguntar por elas. No entanto, deve estar preparado para fornecer referências aos potenciais empregadores a qualquer momento.
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O que incluir numa lista de referências
A sua lista de referências deve incluir, pelo menos, três referências, juntamente com os dados dessas pessoas, tais como o cargo, empresa, morada, número de telefone e endereço de email.
Crie várias listas de referências e tenha-as prontas para dar ou enviar aos empregadores mediante solicitação. Além disso, leve uma cópia (juntamente com as cópias extra do seu currículo) para dar às empresas quando vai a uma entrevista.
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Como pedir uma referência
Não sabe bem a quem… ou como pedir para lhe darem referências?
Não pergunte “pode escrever uma carta de referência sobre mim? “. Qualquer um pode escrever uma carta. O problema é o que vão escrever sobre si. Em vez disso, pergunte “Acha que conhece suficientemente bem o meu trabalho ou qualidades para escrever uma boa carta de recomendação sobre mim?” ou “Acha que pode dar boas referências sobre mim? ”
Ofereça-se para fornecer uma cópia actualizada do seu currículo e informações sobre as suas qualidades e experiências de modo a que o escritor de referência tenha informações actualizadas para trabalhar.
Desta forma, o seu escritor de referência vai sentir-se mais confortável, mais propenso a dizer que “sim” e mais à vontade para escrever uma carta positiva.
Leia também este artigo do About Careers, acerca deste tema.