Apesar de não ser recente, ainda muitas empresas e trabalhadores estão a adaptar-se às vantagens e desafios da nova realidade do tele-trabalho.
Atualmente, estamos todos expostos a esta forma de trabalho. Um trabalho feito à distância, podendo ser feito a partir de casa e de qualquer lugar.
Quer trabalhe a partir de casa ou num espaço de trabalho conjunto, o email, live-chat, redes sociais, ou seja, a exposição tecnológica, tudo isto aproxima os trabalhadores a formas de trabalho remoto.
Apesar de ser algo já conhecido, só agora, e por força da atual situação que Portugal enfrenta com a Covid-19, é que se tornou numa das opções mais viáveis para grande parte das empresas.
Inesperadamente, assim que implementado o tele-trabalho, as vantagens e as razões pela qual esta forma de trabalho é valorizada não tardaram a sugir.
Razões pelo qual o tele-trabalho é valorizado:
- Liberdade e flexibilidade de horários
- O fim das deslocações desnecessárias, o que permite otimizar o seu tempo
- Aumenta a produtividade
Enquanto que num escritório está a ser controlado por um horário laboral, quando se trabalha a partir de casa este adquire uma nova compreensão. Uma quase inexistência de limites de quando o trabalho começa e quando termina.
Todavia, esta recente realidade exige mudanças comportamentais, tanto para empregadores como trabalhadores, a fim do trabalho remoto ser bem-sucedido.
Vantagens do tele-trabalho:
- Diminuição do stress
- Aumento do bem-estar
- Maior disponibilidade para a família
- Possibilidade de trabalhar sem interrupções
- Pode controlar o ritmo do trabalho
- Fica com mais tempo livre
Ainda assim, como tudo na vida, o trabalho remoto também tem as suas desvantagens, ou neste caso, desafios, que tanto a organização como o colaborador devem superar para serem bem-sucedidos.
Desafios do tele-trabalho:
- Comunicação
- Oportunidades sociais
- Solidão e isolamento
- Imposição de limites
- Fusos horários
- Motivação
- Problemas técnicos
O principal desafio do trabalho remoto assenta na distância
O trabalho à distância tanto pode significar trabalhar de forma independente, todos os dias sozinho, como também estar sentado silenciosamente, entre estranhos em cafés e espaços de coworking (apesar de não ser recomendado neste especial período de quarentena).
Para evitar sentimentos de solidão deve:
Reaprender: tente estar a par sobre o que o rodeia, mas não se deixe expor a notícias que possam afetar a sua ansiedade e preocupação.
Manter o contacto com amigos e família: falar com pessoas de quem gosta e confia é uma das melhores formas de reduzir a sua ansiedade e de combater a solidão ou aborrecimento durante este período de isolamento.
Manter as suas rotinas e atividades habituais: levante-se à hora habitual, vista-se para o dia e faça as suas refeições a horas.
Fazer exercício: aposte em atividades física e numa alimentação equilibrada.
Aliado a estas dicas, conheça e coloque em prática os nossos conselhos para gerir de forma eficiente o seu tempo, para se manter organizado e alcançar um equilíbrio entre o seu ambiente profissional e pessoal.
Fonte: Teletrabalhoweb
Saiba Mais
Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.
Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.