carta de apresentação 5 estrelas

Vivemos numa era em que as candidaturas via internet são as mais comuns. Por isso, é preciso adaptar a forma de escrever, o método de envio e até as palavras utilizadas na carta de apresentação.

A primeira coisa a perceber é que os recrutadores têm pouco tempo – por isso deve dar-lhes informação relevante e de forma condensada.

Escreva um “Assunto” interessante

O Subject do email deve ser chamativo e destacá-lo dos outros candidatos. Em vez de escrever no Assunto “Candidatura para Account Manager na Empresa XPTO”, opte por uma frase como “Procura um Account Manager com mais de 10 anos de experiência?”.

Se a empresa fornecer uma referência inclua-a no Subject. Se não o fizer corre o risco de que ninguém veja o seu CV.

Redija um bom parágrafo inicial

Os recrutadores já leram “Venho por este meio candidatar-me…” milhares de vezes. Por isso, deve evitar este início para a sua carta/email de apresentação.

Mostre, desde logo, sucesso: O que fez, recentemente, que seria útil para a empresa a que se candidata? Porque é que é a pessoa indicada para a função? Como se encaixa na cultura empresarial? Tem a experiência e competências necessárias para a função?

Também será bem sucedido se perceber qual o obstáculo que a empresa está a tentar ultrapassar e explicar porque é a solução.

Leia aqui bons exemplos de parágrafo inicial da carta de apresentação.

Dê informação relevante

Escolha bem os assuntos que vai mencionar na mensagem de apresentação e escreva o seu texto tendo em conta a “personalidade” da empresa. Saiba aqui como adaptar o seu discurso tendo em conta a cultura da empresa a que se vai candidatar.

Use bullets

Escreva de forma a facilitar a leitura do recrutador. Em vez de escrever vários parágrafos cheios de texto, opte pela utilização de bullets para mencionar as suas competências e/ou experiência.

Não repita a informação que consta no seu currículo.

Termine a carta de apresentação com um call-to-action

Termine a sua carta de apresentação com uma frase que incentive a empresa a chamá-lo para uma entrevista de emprego. Pode escrever, por exemplo “Estou disponível para vos mostrar como seria uma boa adição à equipa. Podem contactar-me através do 9xxxxxxxx”.

Dê um nome que o recrutador se vá lembrar

Se o seu nome se distingue facilmente, óptimo. No entanto, se o seu nome se assemelha a Maria Silva ou José Santos, pode ser uma boa ideia acrescentar outro nome/apelido, para que o recrutador o distinga facilmente. Maria Beatriz Silva e José Correia dos Santos seriam boas alternativas.

Dê os seus contactos

É extremamente importante colocar os seus contactos no final do email. Inclua telefone, endereço de email, link para o LinkedIn e, se achar pertinente, para as outras redes sociais.

Utilize sempre um email com aspecto profissional

Endereços como “pablo_fofinho@hotmail.com” ou “juahnitah@hotmail.com” não passam a imagem de que é um bom profissional. Isto pode ser suficiente para que a sua candidatura seja rejeitada.

Crie um endereço que siga o molde “nome.apelido@gmail.com”.

Escolha um tipo de letra básico

Por fim, formate o tipo de letra do email/carta de apresentação. Opte por fontes como Arial, Sans Serif (predefinida no Gmail) ou Tahoma. Comic Sans e Garamond estão “proibidas” já que a primeira é infantil e a segunda difícil de ler.

 

Mostre a sua personalidade na carta de apresentação e dê bons argumentos para o contratarem.