Lidar com uma longa procura de empregoNem todos consideram a procura de emprego um entretenimento. É stressante falar com os recrutadores, preparar-se para as entrevistas e, com sorte, avaliar as melhores propostas. Mas cada fase torna-se ainda mais difícil se estiver à procura de emprego por um longo período de tempo.

Encontrar emprego leva a um elevado desgaste físico e psicológico. Por isso, conheça os nossos conselhos para lidar com uma longa procura de emprego.

1. Não se vitimize

O primeiro passo para sobreviver a uma longa procura de emprego é parar de sentir pena de si próprio. Muito provavelmente sente que está sempre a ser rejeitado. E isso pode fazê-lo pensar que ninguém o vai recrutar porque não é digno das posições às quais se está a candidatar.

Muitos candidatos acabam por ficar presos a este pensamento, mas felizmente não é difícil quebrar esta perspetiva. O importante é continuar a enviar o seu currículo, se deixar de se candidatar é que jamais vai receber uma resposta.

2. Limpe a sua mente

Como ainda não encontrou emprego, provavelmente está a pensar que deve focar as suas energias na procura do início ao fim do dia. No entanto, isto pode levá-lo a sentir-se desencorajado muito rapidamente, especialmente se a tarefa se arrastar durante semanas ou meses.

Por isso, faça uma pausa para se dedicar a coisas que gosta de fazer – principalmente aquelas que não estão relacionadas com a sua ambição profissional. Vá ao ginásio, crie um novo passatempo ou encontre-se com os seus amigos (se possível e sem esquecer o estado de pandemia em que vivemos). Estas atividades não só vão ajudá-lo a limpar a mente, como também a recarregar as suas energias para se candidatar a novas oportunidades.

3. Crie uma rotina

Da mesma forma, também se pode sentir aborrecido pelo seu dia-a-dia apenas se resumir à procura de emprego. Por isso, tome iniciativa e crie uma rotina que o mantenha ocupado sem o desgastar.

Marque o alarme para uma hora específica. Beba a sua bebida matinal e prepare um pequeno-almoço. Depois estabeleça um período para enviar currículos. Mas escolha um período longo o suficiente para enviar várias candidaturas significativas sem exagerar.

Além disso, também pode melhorar determinadas competências ou adquirir novas, entrar em contacto com pessoas que possam conhecer vagas em aberto, melhorar o seu currículo e atualizar o seu portefólio.

Ter uma rotina vai fazê-lo sentir-se com os pés na terra, mesmo quando não tem a certeza do que o espera no futuro. E, em tempos de incertezas, um pouco de organização vai tornar tudo muito mais simples para si.

4. Não deixe de considerar ofertas temporárias

Se está numa situação financeira frágil, pode ser necessário considerar empregos temporários para equilibrar as contas, até encontrar o que procura. Se tem experiência profissional, pode encontrar oportunidades para se manter no seu setor.

Talvez possa substituir alguém em licença de maternidade, ou até aceitar um part-time no seu setor até encontrar algo permanente.

Nenhum destes compromissos ocuparia muito do seu tempo ao ponto de perder oportunidades para se candidatar a outras ofertas. Mantenha a sua procura de emprego diária controlada para que a solução de curto prazo não se torne numa de longo prazo.

5. Experimente uma nova abordagem

Uma boa ideia é contactar pessoas que conhece e que possam conhecer vagas em aberto. Mas isso é apenas uma forma de melhorar a sua procura de emprego, e é importante implementar novas abordagens sempre que começar a sentir-se estagnado.

Certifique-se que tem um perfil de LinkedIn completo e o mais detalhado possível. Componha um currículo com base na oferta a que se está a candidatar. Envie um email de agradecimento após cada entrevista de emprego.

Estas dicas não são revolucionárias nem nada de novo, mas ajudam a sua procura de emprego a avançar de forma suave para a próxima fase. Nunca receie uma nova abordagem. Tente.

6. Peça ajuda

Quando tudo o resto falha, peça ajuda. Além da sua rede de conexões, pode conseguir entrar em contacto com um recrutador ou headhunter (recrutador de topo) que coloquem profissionais no seu setor de atividade.

Por outro lado, pode consultar com um profissional de carreiras que o vai preparar para a entrevista de emprego e ajustar o seu currículo.

O importante é nunca ter medo de pedir ajuda. Não se deixe ir abaixo nem se prejudique por receios que não o ajudam a alcançar o que deseja.

 

A procura de emprego nem sempre é fácil (se é que alguma vez o é). Dependente dos seus objetivos, do setor em que está à procura e do dinheiro que tem de parte, pode demorar algum tempo a encontrar o emprego ideal. Isto, sem contar com a instabilidade da economia.

No entanto, não é à procura de uma razão pela qual está a demorar tanto tempo a encontrar emprego que vai conseguir ultrapassar esta situação com sucesso, mas sim ao saber como enfrentar a mesma. Portanto, fique a par dos nossos conselhos que o vão ajudar a lidar com uma longa procura de emprego.

 

Fonte: Punched Clocks

 

Saiba Mais:

Está atualmente desempregado? Conheça aqui as dicas que o vão ajudar a encontrar emprego em Portugal e coloque-as em prática.

Não deixe a situação atual impedi-lo de encontrar as melhores ofertas! Conheça as nossas dicas para procurar emprego durante a pandemia da Covid-19.

Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Não prejudique a sua procura de emprego e conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Aproveite a oportunidade e fique a par das ofertas de emprego disponíveis no Alerta Emprego e candidate-se às que melhor correspondem ao seu perfil profissional.