string(6) "#28386"

Lay-off: salários mais baixos poderão passar a ser pagos a 100%

Lay-off: salários mais baixos poderão passar a ser pagos a 100%

O Executivo está a estudar o prolongamento do regime de lay-off, o que significa que os salários mais baixos poderão passar a ser pagos a 100%.

O Governo está a preparar-se para anunciar uma nova solução para o lay-off. Com o regime simplificado, adaptado à pandemia da Covid-19, a terminar, o Executivo está a estudar o seu prolongamento. Isto pode significar que os salários mais baixos poderão passar a ser pagos a 100%. Esta notícia foi avançada este sábado pelo Expresso e confirmada pela ECO.

De momento, o regime permite às empresas mais afetadas pela pandemia optar pela suspensão dos contratos de trabalho ou reduzir cargas horários dos seus trabalhadores. Deste modo, estes passam a ter direito a, pelo menos, dois terços do seu salário, pago em 70% pela Segurança Scoial e em 30% pelo patrão. Porém, esta medida termina em junho e os patrões já começaram a pedir o prolongamento. Uma medida que alguns partidos concordam, mas que ainda assim pedem alterações, principalmente no corte de rendimentos.

Assim sendo, o Governo está a estudar essa possibilidade, que vai depender do salário do trabalhador. Ou seja, salários mais baixos seriam pagos a 100% e depois haveria um faseamento até aos 66% do ordenado máximo elegível (1.950 euros). Em simultâneo, poderão ser alterados outros apoios sociais, tal como o rendimento social de inserção.

 

Fonte: ECO

 

Saiba Mais:

O Executivo está a estudar o prolongamento do regime de lay-off, o que significa que os salários mais baixos poderão passar a ser pagos a 100%.

É a partir de hoje, dia 1 de junho, que começa a terceira fase de desconfinamento. Conheça aqui as medidas que entram hoje em vigor e as exceções à regra.

O lay-off, ou a suspensão dos contratos de trabalho, foi a medida central utilizada como resposta à pandemia da Covid-19. Aproveite a oportunidade para compreender o tópico do lay-off.

Está de regresso ao emprego? Então conheça este guia e siga os conselhos e recomendações à risca para um regresso seguro ao trabalho.

Aproveite e fique a par do guia elaborado pela DGERT para prevenir a possível transmissão da Covid-19 no local de trabalho.

Encontra-se de momento à procurar de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Artigo anterior Já começou a terceira fase de desconfinamento. Conheça o que vai mudar
Próximo artigo Segurança Social: formulário para empresas que querem desistir do lay-off

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar