Segurança Social: novos apoios podem ser pedidos a partir de sábado

Segurança Social novos apoiosÉ a partir do próximo sábado, que tem a possibilidade de pedir os novos apoios da Segurança Social. O prazo para efetuar o pedido acaba no dia 9 de junho.

O acesso a estes apoios extraordinários tem início no próximo sábado, dia 30 de maio. Estes abrangem trabalhadores independentes, sócios-gerentes de microempresas e trabalhadores sem descontos para a Segurança Social.

Data de início e fim

Apesar de inicialmente a data de início estar prevista para 20 de maio, a mesma foi adiada a fim de criar um novo formulário para os pedidos. Além disso, o início do prazo já havia sido anteriormente alargado desde 7 de maio. Esta ação teve o objetivo de abranger os trabalhadores fora da rede da proteção social. O requerimento poderá agora ser realizado na Segurança Social Direta no final da semana. Tem até ao dia 9 de junho para efetuar o pedido e ter acesso a estes apoios.

Processamento dos apoios extraordinários

Neste mês, a Segurança Social deverá processar quatro tipos de apoio, com alterações também nas regras de acesso aos apoios para sócios-gerentes de microempresas. Assim sendo, passam a ser considerados os sócios-gerentes com trabalhadores a cargo e com faturações até 80 mil euros. No mês passado o apoio estava limitado a membros de órgãos estatutários sem trabalhadores a cargo e com faturações até 60 mil euros.

Neste caso, os apoios têm um limite máximo de 635 euros mensais. Tal como para os trabalhadores independentes com perda de atividade, em caso do último ano de valores das remunerações mensais registadas e sujeitas a descontos para a Segurança Social supere os 658,2 euros. Abaixo deste valor, o limite máximo mantém-se nos 438,81 euros.

No que diz respeito aos novos apoios, estes vão trazer um suporte máximo de 291,41 euros para trabalhadores independentes com baixos níveis contributivos no último ano. Ou isentos no quadro do primeiro ano de início de atividade, bem como para quem não esteja enquadrado pelo regime de proteção social, portanto, sem historial de descontos.

Por outro lado, o mecanismo exige a inscrição na Segurança Social para um período mínimo de descontos de dois anos, onde o valor mínimo do desconto será de 20 euros. Ou seja, em casos de ausência de atividade.

Aceda aqui às regras de acesso ao apoio para:

 

Fonte: Dinheiro Vivo

 

Saiba Mais:

É a partir do próximo sábado, que tem a possibilidade de pedir os novos apoios da Segurança Social. O prazo para efetuar o pedido acaba no dia 9 de junho.

A pandemia da Covid-19 veio trazer uma nova realidade a Portugal, tanto a nível profissional como pessoal. Numa vertente profissional, tome conhecimento dos seus direitos enquanto trabalhador.

O Governo trouxe duas medidas a fim de combater esta pandemia da melhor forma possível. O tele-trabalho e a suspensão dos contratos de trabalho em forma de lay-off. Compreenda neste artigo a forma como a suspensão de contratos o pode ou está a afetar.

Por outro lado, o tele-trabalho veio facilitar de certo modo a continuação da atividade para determinadas empresas. Uma “nova” forma de trabalho que já reuniu a preferência dos portugueses.

Se por outro lado, está à procura de emprego, conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior Gostava de tirar um ano para si? A Gap Year Portugal tem 6500 euros para o ajudar
Próximo artigo Teleperformance Cloud Campus: a inovação do presente
    1. Bom dia, Mónica

      Agradecemos o seu contacto.

      Para pesquisar e para se candidatar a uma das vagas do nosso portal, deverá registar-se no Alerta Emprego aqui: https://www.alertaemprego.pt/utilizadores/registo

      Irá receber um e-mail de confirmação. Siga o link que está no e-mail para começar a utilizar o Alerta Emprego.

      Carregue os seus dados e o seu currículo. Seguidamente, basta pesquisar as nossas vagas e carregar em “Enviar Candidatura” e os seus dados seguem diretamente para a empresa que está a recrutar.

      Pode ainda fazer uma pesquisa avançada e escolher a função pretendida, entre outros dados.

      Para além disso, ao estar registada aumenta a sua probabilidade de ser encontrada e contactada por recrutadores.

      Boa sorte na sua procura de emprego.

      Cumprimentos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar