carta de apresentação

Escrever uma carta de apresentação não precisa de ser uma tarefa árdua. Um pouco de inspiração e de pesquisa sobre a empresa e o cargo são o suficiente para começar a escrever…

Para se certificar de que a sua apresentação à entidade desperta interesse, siga estas dicas:

1. Envie uma carta de apresentação diferente para cada empresa

A primeira coisa que precisa de saber é que não deve enviar cartas/emails iguais para várias empresas (e muito menos colocar vários endereços de email em BCC e enviar a candidatura para vários potenciais empregadores).

Ao fazê-lo está a demonstrar que não tem interesse específico na empresa a que se está a candidatar… e perderá o interesse do recrutador.

2. Adapte o tipo de discurso a cada empresa

Utilize o tom e linguagem habitual da empresa. Por exemplo, uma startup terá, por norma, um discurso mais informal. Já um banco terá uma comunicação mais rígida. Adapte-se à cultura empresarial para mais facilmente ser identificado como um bom candidato.

3. Não repita informações do CV

O currículo e a carta de apresentação têm funções distintas. O CV mostra que tem as competências e experiência pedidas e a carta explica porque é o candidato ideal para aquela função. Quase se pode dizer que uma apela à racionalidade e outra à emoção do recrutador.

4. Não se foque no que a empresa pode fazer por si

Em vez disso, explique o que pode fazer para ajudar a empresa.

5. Mostre claramente que tem as competências necessárias

Explique, de forma breve, como preenche os requisitos mencionados no anúncio de emprego.

6. Dê exemplos de momentos em que utilizou os seus skills

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Neste caso, a imagem é um exemplo concreto de um momento em que as suas competências foram úteis para a sua empresa anterior.

7. Use números para quantificar o seu sucesso

Por exemplo, em vez de “geri uma equipa de vendas” diga “Geri uma força de vendas de 15 pessoas” – mais facilmente o recrutador conseguirá visualizar as suas competências e nível de experiência.

8. Não se foque na formação

Essa informação já consta no seu CV, por isso não precisa de a repetir. No entanto, se o anúncio de emprego se focar muito na formação dos candidatos, pode escrever 1/2 linhas sobre o curso/área em que se formou.

9. Evite mencionar as competências/experiência que não tem

Esqueça o “Não tenho os 5 anos de experiência que pedem, mas…”. Em vez disso, mostre como a sua experiência actual, formação complementar e competências lhe dão capacidades para desempenhar a função.

10. Conte uma história (porque é que quer trabalhar ali)

O que o levou a candidatar-se? Desde pequeno que usa aquela marca? Um amigo disse-lhe que aquela era uma boa empresa para trabalhar? Sempre se interessou por aquela área de negócio em específico?

Use a carta de apresentação para mostrar o seu lado humano e criar uma ligação emocional com o recrutador/empresa.

11. Inclua um testemunho

Se tem feedback positivo por parte de ex-colegas, chefias ou clientes, considere a hipótese de o escrever na carta. Um bom exemplo de como pode incluir um testemunho é: “Desenvolvi um interesse particular pela análise de dados enquanto trabalhava em campanhas políticas. A minha supervisora até dizia, na altura, que eu era a pessoa que ela conhecia que gostava mais do Excel.”

12. Ganhe confiança antes de começar a escrever a carta de apresentação

Ouça uma música animadora, sorria e imagine que já fala com o recrutador há muito tempo e ele gosta do seu perfil profissional. Sentir-se-à mais à-vontade.

13. Não exagere na formalidade

“Venho por este meio exprimir o meu interesse na função de Account Manager divulgada por vós no site…” é um dos tipos de frase a evitar. Escreva como se estivesse a conversar – ajudará o recrutador a vê-lo como colega e mais facilmente será chamado para a entrevista de emprego.

14. Comece com um modelo

Embora deva escrever uma carta de apresentação diferente para cada oportunidade a que se candidata, nada o impede de ter um modelo base, que depois adapta a cada empresa. Isto não quer dizer que deve ter um documento onde só tem que “preencher espaços” consoante a empresa… é apenas uma base sobre a qual vai construir o seu discurso.

15. Utilize formatos originais

Porque não fazer um vídeo? Ou começar a carta de apresentação com perguntas? Ou fazer uma checklist do que a empresa pede e do que tem para oferecer?

Tenha em mente a cultura de cada empresa e experimente com vários formatos.

16. Seja genuíno

Evite mentir/exagerar. Para as empresas é fácil descobrir se não está a ser sincero. Diga apenas a verdade e deixe a sua personalidade fazer parte da carta de apresentação.

17. Gabe-se

Se há momento em que deve falar bem de si mesmo… é nas candidaturas. Não tenha medo de falar nos seus pontos positivos e de relembrar momentos em que foi bem sucedido. Ajudará a empresa a ver o seu valor.

18. Elimine lugares-comuns

“Trabalhador”, “dinâmico”, “trabalho bem em equipa” são o tipo de lugares-comuns que as empresas vêem diariamente nas candidaturas. Ao usá-los, está a tornar-se em só mais um candidato e corre o risco de aborrecer o leitor.

19. Escreva uma carta de apresentação curta e concisa

Se escrever uma carta muito extensa, metade da informação será ignorada. 3/4 parágrafos são o suficiente para mostrar que é o candidato ideal – saiba aqui o que escrever em cada parágrafo.

20. Não comece com o seu nome

Muitos candidatos começam por dizer “Boa tarde, sou o João Alves e venho candidatar-me…”. O seu nome não é a informação mais importante para o recrutador. Este está interessado nas suas competências e casos de sucesso.

21. Utilize, se possível, o nome do recrutador

Se conseguir informação sobre a pessoa que vai analisar as candidaturas (através do anúncio de emprego ou do LinkedIn), comece a carta com “Caro Diogo Valente, ….”

Esta personalização ajuda a estabelecer empatia e a despertar o interesse.

22. Edite 

Releia várias vezes o que escreveu. Tire palavras “caras” e elimine erros ortográficos. Encurte as frases e afine o discurso até ser fácil de compreender o que está escrito.

23. Peça a uma amigo/familiar para a reler

Questione se a carta de apresentação está clara, se mostra quais os benefícios que a empresa tem ao contratá-lo e se mudava alguma palavra/expressão.

Um par de olhos novos vai sempre descobrir pontos que podiam ser melhorados.

24. Esqueça as regras

Por fim, esqueça as regras que já leu sobre escrita de cartas de apresentação. Deixe a sua intuição guiá-lo e crie algo personalizado e único para cada empresa.

 

Fonte: The Daily Muse