linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / O que fazer pela sua carreira antes do ano acabar

O que fazer pela sua carreira antes do ano acabar

O que fazer pela sua carreira antes do ano acabar

Estamos finalmente no Natal e, independentemente de estar a trabalhar ou desempregado, não deve colocar de lado a hipótese de aperfeiçoar a sua carreira neste últimos dias do ano.

Utilize os próximos dias de forma inteligente, para que possa terminar 2016 a sentir-se nítido, focado e organizado. Se está à procura de emprego, aproveita agora para planear o início do próximo ano, uma vez que Janeiro é um dos melhores meses para se candidatar!

Com ajuda do Mashable, apresentamos-lhe 20 passos para o ajudar a impulsionar a sua carreira no próximo ano.

O que fazer pela sua Carreira: 

 

  1. Escreva aquilo que alcançou no último ano: faça uma lista das suas principais conquistas profissionais em 2016. Aproveite para rever o seu Currículo e ver o que pode acrescentar.
  2. Felicite alguém pelo seu sucesso profissional: ao celebrar as conquistas dos outros, irá reforçar a ideia de que é uma pessoa positiva e encorajadora – duas qualidades que agradam os recrutadores.
  3. Melhore os seus materiais profissionais: encomende novos cartões-de-visita, redesenhe o seu website e aperfeiçoe o seu currículo.
  4. Limpe a sua caixa de e-mail: não se limite a apagar e a arquivar e-mails. Aproveite para se organizar e cancele a subscrição de informação que não lhe interessa.
  5. Envie notas de agradecimento: pense num colega, gerente ou mentor que o tenha ajudado ou inspirado no último ano e mostre-lhe que está grato pela ajuda prestada. Pode utilizar o e-mail, mas uma nota escrita à mão é um forma simples para fazer os outros sentirem-se especial. Para além disso, reforça as suas relações profissionais.
  6. Leia sobre artigos para melhorar o currículo: o objectivo é ajudá-lo a conseguir o emprego que pretende. Pode melhorar o seu currículo de acordo com as nossas sugestões ou optar por começar do zero.
  7. Altere a sua carta de apresentação: aproveite também para alterar ou reescrever a sua carta de apresentação.
  8. Contacte alguém especializado: caso não saiba por onde começar ou se sinta sem saída, pode ser necessário falar com alguém especializado em carreira para o ajudar a prosseguir na procura de emprego.
  9. Aprenda a responder às questões mais comuns em entrevistas: o currículo pode ajudá-lo a ser chamado, mas a entrevista é um momento bastante importante. Prepare-se com antecedência e ultrapasse esta fase com sucesso.
  10. Renove o seu guarda-roupa profissional: certifique-se que adquire roupas e acessórios simultaneamente profissionais e apropriados ao seu sector.
  11. Invista numa secretária em pé: trabalhar em pé tem enormes benefícios na sua saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardiovasculares.
  12. Reorganize o seu local de trabalho: acabe com a desordem, deixe apenas os materiais necessários e adicione elementos inspiradores, tais como um quadro com frases motivadoras.
  13. Estabeleça um ritmo de sono saudável: não é novidade que muitas pessoas se privam de boas horas de sono. Quando mais descansar mais produtivo estará no dia seguinte.
  14. Pesquise-se no Google: encontrou publicações com conteúdo desagradável nas redes sociais ou vídeos no Youtube que o possam embaraçar? Coloque-se no lugar do recrutador e transforme os seus resultados de pesquisa numa boa primeira impressão.
  15. Aperfeiçoe a sua presença no LinkedIn: comece por adicionar uma nota pessoal para quando convida pessoas para a sua rede de contactos. Poucos utilizadores fazem isto, o que poderá fazer com que se destaque.
  16. Aproxime-se de pessoas a quem gostaria de se associar: comece por agendar um café para as primeiras semanas de Janeiro. Antes de ir, pense numa maneira de transformar esse café na melhor experiência de sempre, de modo a tornar-se memorável.
  17. Escolha uma competência que queria desenvolver em 2017: pode ser capacidade de comunicação, gestão do tempo ou escrita criativa. O que quer se faça sentido para si e que o mantenha motivado.
  18. Leia livros sobre carreiras: escolha livros clássicos sobre crescimento profissional, construção de carreiras e como evoluir numa empresa.
  19. Cultive a sua inspiração: leia conselhos sobre carreiras ou frases motivadoras que o ajudem a sentir-se capaz de conquistar o mundo. Ou, pelo menos, os seus objectivos pessoais.
  20. Escolha os seus objectivos para o próximo ano: independentemente de querer encontrar um novo emprego ou de estar satisfeito na sua profissão actual, decida qual o seu plano para evoluir na carreira durante o próximo ano. Depois de definir os seus objectivos, escolha uma estratégia para os alcançar.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*