Adaptar-se ao ambiente de trabalho pode ser um desafio, mas não é impossível. Conheça as nossas dicas para se ajustar ao seu local de trabalho com sucesso.
Considera-se uma pessoa flexível e com vontade de aprender? Associa as mudanças no seu ambiente de trabalho como algo positivo? Então, demonstre-o através da sua capacidade de adaptação, uma das competências de liderança mais procuradas num profissional.
Os líderes que se conseguem adaptar são motivados, dificilmente desencorajados e geralmente mais criativos. A adaptação de um Gestor de Projetos, por exemplo, reflete a sua capacidade de integrar várias partes de um projeto e entregar um produto ou serviço com qualidade e a tempo e horas.
Mas afinal, o que são estas competências de adaptação?
A adaptação no local de trabalho significa a capacidade de mudar a fim de se tornar bem-sucedido. Esta é uma competência intrínseca que os recrutadores procuram quando estão em processo de recrutamento. Os profissionais nestas funções geralmente precisam de gerir circunstâncias onde não existem instruções explícitas. Devem aprender a confiar no seu próprio instinto e a ter confiança necessária para tomar decisões difíceis.
Se é uma pessoa que aprende rápido, é porque se sabe adaptar. Pode melhorar esta sua competência ao experimentar coisas novas e ao desafiar a sua capacidade de resolução de problemas em diversas ocasiões.
Tipos de competências de adaptação
Como competência intrínseca, a adaptação requer um número de outras competências deste género de forma a ser aplicada com sucesso. Deve ter a capacidade de aprender rápido e aplicar essa aprendizagem na prática. Além disso, também deve ser capaz de guardar o que aprendeu a fim de identificar tendências e tomar uma decisão informada.
1. Aprendizagem
Pessoas com competências de adaptação nunca são desencorajadas pelo fracasso. Para elas, isto é apenas uma forma de aprendizagem. Estes líderes estão em constante aprendizagem e estão dispostos a correr riscos, desde que possam crescer enquanto pessoa e profissional. Algumas das competências que podem reforçar a sua capacidade de adaptação são:
- Colaboração
- Pensamento crítico
- Pesquisa
- Melhoria contínua
- Atenção ao detalhe
- Observação
- Memória
2. Persistência
As pessoas que se adaptam de forma relativamente fácil raramente sentem a pressão de desistir. Todos os desafios são entusiasmantes, e continuarem dedicados ao seu trabalho significa fazer pressão até mesmo quando as coisas se complicam. Da mesma forma, também conseguem ser positivos e encorajar os seus colegas de equipa a manter o foco mesmo em tempos difíceis. Algumas das competências emblemáticas da persistência são:
- Resiliência
- Positividade
- Tolerância ao stress
- Motivação
- Gestão das expetativas
3. Habilidade
Na maioria das vezes o objetivo é claro, mas o caminho a percorrer nem tanto. A forma “tradicional” de se gerir um negócio pode não ser possível ou eficiente por insuficiência de fundos ou pessoal. É aqui que a habilidade se torna num recurso. Pessoas habilidosas podem obter novos recursos e técnicas que outros colegas nem sequer consideram. Uma pessoa com facilidade em adaptar-se irá mostrar a sua habilidade através da:
- Capacidade para identificar padrões
- Criatividade
- Inovação
- Resolução de problemas
- Estipulação de orçamento
- Iniciativa
4. Curiosidade
Se sabe adaptar-se a uma grande variedade de circunstâncias, então a palavra “diferente” não tem o mesmo peso que tem para as outras pessoas. Qualquer coisa que se destaca à sua vista deixa-o curioso. E quando fica curioso, precisa de investigar. Além disso, também não teme ideias, sugestões ou críticas construtivas. Também costuma demonstrar:
- Mente aberta
- Investigação
- Positivismo
- Escuta ativa
- Comunicação não verbal
- Diversidade
5. Outras competências de adaptação
- Liderança
- Integridade
- Determinação
- Competências analíticas
- Empatia e muito mais
Fonte: The Balance Careers
Saiba Mais:
Adaptar-se ao ambiente de trabalho pode ser um desafio, mas não é impossível. Conheça as nossas dicas para se ajustar ao seu local de trabalho com sucesso.
Além dos diversos pontos referidos acima, o crescimento profissional também faz parte da ambição deste género de profissionais. Conheça as nossas dicas para melhorar o seu crescimento e profissional.
Aproveite a oportunidade e fique também a par de como obter o máximo de sucesso profissional com estes conselhos.
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Além disso, a liderança neste caminho individual é necessária para não perder o rumo nem estabelecer objetivos inalcançáveis, por isso saiba aprenda a tomar o controlo do crescimento da sua carreira profissional.
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