referências

Uma boa entrevista e um óptimo currículo podem pôr os candidatos a um emprego numa boa posição para serem seleccionados. No entanto, os resultados da verificação das referências podem prejudicar o potencial futuro colaborador.

Na verdade, depois de falarem com as referências profissionais, as empresas acabam por excluir alguns candidatos.

Mas afinal, o que é que os recrutadores esperam saber através das referências indicadas pelos candidatos?

 

Ao fazerem este tipo de contactos as empresas pretendem apurar:

  • A descrição das funções de trabalho do passado e a experiência
  • Os pontos fortes e fracos do candidato
  • A confirmação do cargo e as datas do anterior emprego
  • A descrição dos talentos e realizações importantes no anterior local de trabalho
  • O sentimento do candidato quanto à cultura da empresa

Quando os recrutadores estreitam o campo a apenas alguns potenciais candidatos, a verificação das referências torna-se, muitas vezes, o factor decisivo.

Assim, para se distinguir da concorrência, o candidato ao emprego deve ter uma sólida lista de contactos que transmitam de forma convincente as suas qualificações e atributos profissionais.

 

Escolha sabiamente

Certifique-se que dá todas as referências juntamente com a descrição do trabalho e o nome da pessoa que provavelmente vai falar sobre si. Forneça todas as informações de contacto sobre as suas referências, incluindo nomes, funções, números de telefone e endereços de email. Além disso, faça uma breve explicação sobre a natureza do seu relacionamento com cada indivíduo.

Esteja preparado para fornecer mais referências do que aquelas que lhe são solicitadas. Deste modo, no momento da verificação das referências, não vai perder a oferta de emprego caso o recrutador não consiga comunicar com um dos seus contactos.

 

Pense fora da caixa

É comum os recrutadores procurarem referências adicionais sobre os candidatos. Eles podem fazê-lo on-line através das redes sociais.

Portanto, não deve manter o contacto apenas com os seus supervisores e colegas do passado, mas deve também ser seletivo sobre quem está na sua rede on-line, como por exemplo, nos sites de redes profissionais como o LinkedIn.

Agradeça também às pessoas da sua rede que aceitam servir de referência para si, mesmo que elas não venham a ser contactadas. Mantenha-as actualizadas sobre o andamento da sua procura de trabalho e ofereça-se para lhes retribuir o favor, fornecendo uma recomendação quando precisarem.

 

Posto isto, nunca se esqueça que para algumas empresas a verificação das referências pode vir a ser algo fundamental na escolha do futuro funcionário e, portanto, o candidato deverá estar devidamente preparado para esta etapa do recrutamento.

 

Veja aqui a fonte deste artigo.