Nem sempre é fácil descrever o que sente durante a procura de emprego através de palavras, por isso vamos tentar fazê-lo através de imagens animadas:

1. Começa por pesquisar centenas de oportunidades

procura de emprego

Primeiro, procura em todos os portais de emprego existentes por algum emprego na sua área. A motivação é muita e está pronto a enviar o seu CV a centenas de empregadores.

 

2. Escreve a sua candidatura

procura de emprego

Encontrou a oportunidade de emprego perfeita. Está na hora de escrever um bom curriculum vitae e uma carta de apresentação vencedora. Pôs as mãos ao trabalho mas parece que não consegue escrever 3 frases coerentes!

 

3. Começa a desesperar

procura de emprego

Já enviou várias boas candidaturas, mas ainda não recebeu nenhuma resposta positiva. Mas porquê, se fez tudo bem?

 

4. Continua à procura de emprego

procura de emprego

Já está farto de enviar candidaturas e todos os anúncios de emprego lhe parecem iguais. Ainda assim, pede ajuda aos seus familiares, amigos e colegas. Eventualmente encontra outros 2 ou 3 empregos que o deixariam feliz – e é claro que se candidata!

 

5. Fica à espera da resposta

procura de emprego

E, mais uma vez, começa o jogo da espera. Será que vai receber uma resposta? Será que mais vale continuar à procura?

 

6. É chamado para a entrevista

procura de emprego

Até que recebe A chamada! A empresa quer entrevistá-lo – está na hora de se preparar!

 

7. E agora, o que vai vestir?

procura de emprego

É normal querer estar apresentável no dia da entrevista de emprego, por isso TODAS as suas roupas lhe parecem terríveis. O que vai vestir agora?

 

8. No dia da Entrevista de Emprego

procura de emprego

Que perguntas são estas? O que é que o entrevistador está a querer saber? Mas porque é que ele está perguntar que tipo de animal seria? Os nervos começam a atacar e a fica sem resposta… Acalme-se e lembre-se que treinou para isto!

 

9. E, mais um vez, fica à espera da resposta

procura de emprego

Já passou uma semana e ainda não recebeu nenhum telefonema ou email. Já começa a desesperar… porque é que não lhe dizem se foi seleccionado? Afinal de contas, a entrevista acabou por correr bem…

 

10. Finalmente, recebe uma proposta de emprego

procura de emprego

Finalmente! Recebeu o telefonema mais esperado – a empresa quer contratá-lo. Vá festejar com os seus familiares e amigos, merece-o!