
O Governo vai criar um novo abono de famÃlia para apoiar as famÃlias que perderam rendimentos nos últimos meses devido à pandemia da Covid-19.
De acordo com o Observador, os dois apoios fazem parte do Programa de Estabilização Económica e Social. O mesmo deverá ser aprovado nesta quinta-feira, em Conselho de Ministros.
Este “complemento de estabilização” será pago no mês de agosto a todos os trabalhadores que tenham rendimentos mensais inferiores a dois salários mÃnimos. Ou seja, ordenados até 1.270 euros e que tenham perdido um terço do rendimento devido ao lay-off.
Este apoio respeitará um terço do salário, sem nunca ultrapassar o máximo de 351 euros, o equivalente a 80% do indexante dos apoios sociais. Esta medida vai pesar no total cerca de 70 milhões de euros no orçamento do Estado.
O abono de famÃlia adicional
O outro apoio é um novo abono de famÃlia, que deverá ser pago em setembro. Segundo o Observador, trata-se de um montante correspondente ao valor base do abono e destina-se à s famÃlias que tenham perdido rendimentos durante a pandemia e que tenham filhos a receber abonos nos primeiros três escalões.
Como referido acima, esta medida está agendada para setembro a fim de corresponder ao arranque do ano letivo. Além disso, este abono deverá pesar cerca de 32 milhões de euros no orçamento português.
O Plano de Estabilização Económica e Social é o programa de apoio ao relançamento da economia nacional a curto prazo. Está previsto ser implementado ainda este ano, antecedendo um Programa de Recuperação Económica e Social mais alargado. Este programa deve entrar em vigor em janeiro do próximo ano já contanto com os apoios europeus.
Fonte:Â Observador
Saiba Mais:
O Governo vai criar um novo abono de famÃlia para apoiar as famÃlias que perderam rendimentos nos últimos meses devido à pandemia da Covid-19.
Foi a partir do passado sábado, dia 30 de maio, que a Segurança Social abriu “portas” para pedir os novos apoios. O prazo para efetuar o pedido acaba no dia 9 de junho.
Foi no inÃcio desta semana que começou a terceira fase de desconfinamento. Conheça aqui as medidas que entraram em vigor e as exceções à regra.
Está de regresso ao emprego? Então conheça este guia e siga os conselhos e recomendações à risca para um regresso seguro ao trabalho.
Aproveite e fique a par do guia elaborado pela DGERT para prevenir a possÃvel transmissão da Covid-19 no local de trabalho.
Encontra-se de momento à procurar de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponÃveis no nosso portal de emprego.
